As estudantes da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), Rebeca Lorelayne Barbosa e Sâmela Ester Cordeiro Barbosa, 17 anos, têm conquistado destaque no cenário científico nacional. Elas cursam o 3º ano de farmácia no ensino médio integrado da Funec, unidade Centec. No ano passado, foram premiadas na 1ª Fecitex (Feira Científica, Tecnológica e de Extensão da FUNEC), alcançando o terceiro lugar.
Agora, são finalistas da FEBRACE – USP 2024, que ocorrerá entre os dias 18 e 22 de março, no campus da Universidade de São Paulo (USP). As estudantes representam o Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) da Funec, como finalistas da feira científica mais importante do país.
O projeto desenvolvido por elas utiliza a inteligência artificial para detectar ovos de Ascaris lumbricoides, parasita causador de parasitoses intestinais. A tecnologia inovadora promete melhorar os diagnósticos dessas doenças, tendo eficiência de 95% e um impacto positivo na saúde pública.
Conforme destacou o vice-presidente da Funec, professor Paulo Figueiredo, o projeto pode “revolucionar” a detecção de parasitas. “Atualmente, todo esse procedimento é feito manualmente, depende do olhar de um especialista que analisa os materiais, um por um. Com o uso da inteligência artificial, é possível automatizar esse processo e identificar a presença dos ovos com maior eficiência e precisão”, apontou Paulo.
Estamos ansiosos e torcendo por mais essa conquista da nossa ICJ da FUNEC!
Estudantes da Funec Centec são… (contagem.mg.gov.br)
